De que cor será a vida no futuro?
Por Marisol Aguila Bettancourt | Resenhas
Em nosso ensaio anterior em Sara e Rosa, "Mulheres e arquivos: guardiãs da memória e do tempo" , incluímos a cineasta documentarista chilena Karin Cuyul na busca pela identidade pessoal e familiar que vários cineastas latino-americanos têm explorado em seus trabalhos, para forjar outros futuros possíveis a partir da revisão de passados invisíveis e, por vezes, traumáticos, em termos individuais e coletivos.
Felizmente para nós, Karin Cuyul estreou recentemente seu segundo longa-metragem documental, A Vida que Virá (2025) , atingindo um ponto de particular maturidade e clareza em sua carreira. Nele, ela propõe imaginários sobre a transição democrática do Chile na década de 1990, entendida como uma transferência pacífica de poder de um regime autoritário para um democrático, um processo que durou mais do que qualquer um imaginava. Ela chega a delinear o que alguns consideram mais uma era pós-ditadura , visto que os principais pilares do modelo constitucional imposto pelas reformas estruturais neoliberais do ditador Augusto Pinochet (embora reformadas em 2005 por Ricardo Lagos) permanecem em vigor.
Como solução institucional para a recente crise social de 2019, dois processos constitucionais foram iniciados para a elaboração de uma nova Constituição, liderados por blocos políticos opostos em 2022 e 2023. Esses processos fracassaram porque o povo chileno os rejeitou em ambas as ocasiões. Em última análise, a Constituição ilegítima de 1980 permanece em vigor, priorizando os direitos de propriedade em detrimento dos direitos sociais que buscava substituir.
Os documentários chilenos têm se concentrado principalmente no colapso democrático de 1973, quando a ditadura pôs fim ao governo democraticamente eleito de Salvador Allende; no exílio de milhares de chilenos no exterior; e, mais recentemente, na revolta social de 2019, na qual os cidadãos se mobilizaram em massa contra o sistema e seus abusos. "A Vida que Virá" é o primeiro ensaio documental a se concentrar especificamente na transição democrática, analisando um período histórico considerável (não necessariamente linear) que vai do governo da Unidade Popular na década de 1970 à mobilização popular de seis anos atrás.
A tristeza com o Chile atingiu a jovem diretora chilena radicada no México, Karin Cuyul, assim como atingiu a geração de seus pais que lutaram contra a ditadura, como descobrimos em seu primeiro filme, História do Meu Nome (2019), no qual Cuyul explora o passado revolucionário da família em um documentário autobiográfico de enorme coragem.
Em A Vida Que Virá , a voz narrativa de Cuyul cresce, se aprofunda e se torna mais complexa, numa obra em que ele assume um risco monumental ao recuperar arquivos dos últimos cinquenta anos e refletir sobre a transição política chilena, questionando a memória que lhe foi transmitida, repleta de derrotas para o Chile que não pôde existir.
Cuyul questiona por que as imagens da Unidade Popular foram privadas de cor (obscurecendo-as, escurecendo-as, negando-as), como uma ação deliberada de construção da memória daquela época, e decide que seu filme será em cores.
O projeto também recupera imagens marginalizadas e filmagens amadoras , apresentando as vozes poderosas e empoderadas de moradores e ativistas que participaram do plebiscito de 1988, no qual a população foi questionada se desejava manter o governo de facto ou fazer a transição para a democracia após 17 anos de ditadura. Essas mulheres perspicazes, com pensamento crítico, acreditavam que ainda havia "um 'Não' vitorioso, mas um 'Sim' incontestável", uma intuição que prenunciava que as coisas não mudariam no Chile, apesar dos vislumbres de esperança e da subsequente desilusão deixada pela onda de protestos sociais de 2019.
O ambicioso e monumental exercício de arqueologia imagética dos últimos cinquenta anos da história chilena, coletado à margem por Karin Cuyul e visto décadas depois por uma mulher nascida no mesmo ano do plebiscito (1988), completa uma perspectiva historiográfica que faltava no cinema documentário chileno.
A exploração histórica de sua obra mais recente, entrelaçada com sua reflexão pessoal, tornou-se a marca registrada de seu trabalho, algo que pôde ser percebido desde seu primeiro filme, Historia de mi nombre (História do Meu Nome ), no qual Cuyul já buscava respostas sobre a identidade de sua família, relacionando-a à história do Chile, demonstrando sua coragem e força interior ao confrontar seus pais por seu silêncio.
Quatro anos após seu primeiro filme, Cuyul confrontou o modelo patriarcal desta vez através de filmes caseiros de outras famílias (arquivos de outras pessoas), revisitando memórias de sua infância e do norte onde cresceu antes de viver em Chiloé, para homenagear sua linhagem feminina e desconstruir os papéis de gênero. Em seu curta-metragem Notas para o Futuro (2023), Cuyul compara o que se esperava de sua avó em seu papel de mãe e esposa com o que ela e sua geração decidiram sobre si mesmas.
Em um tom reflexivo e com um estilo singular que se aprofunda em sua filmografia, Karin Cuyul, neste ensaio de não ficção, encontra coincidências e repetições entre sua vida e a de sua ancestral, a quem via como uma mulher solitária e sobre quem nunca questionou, antes de sua morte, por que não reconstruiu sua vida amorosa ou sexual após se separar do avô. Será que seus próprios referenciais culturais negavam o papel de mulher desejante que sua avó poderia ter desempenhado, referenciais que a diretora vem desconstruindo minuciosamente?
Aos 37 anos, jovem e madura ao mesmo tempo, Karin Cuyul também é solteira como a avó, e até tem a mesma ruga no rosto. Ela sofre com a sensação sufocante de uma personagem de telenovela (Olguita Marina) que periodicamente precisava de uma mudança de ares (mudou-se para o México), convencida de que as decisões não são permanentes e que sua mala e seu cachorro são tudo o que precisa para enfrentar o mundo. Corajosa e reflexiva, como de costume, pensa em "todas as mulheres que não serei": a esposa, a mãe, a avó, enquanto em um texto sobreposto à imagem descreve seus ciclos menstruais, seu fluxo e suas dores como parte de uma capacidade biológica com um prazo definido.
Honrando o lema feminista "o pessoal é político ", Karin Cuyul construiu pontes entre as esferas privada e pública, tradicionalmente separadas, ousando abordar temas históricos monumentais (a ditadura, a transição democrática), conectando a macropolítica com as emoções, a família e a identidade feminina. Ela afirma, assim, que a grande História se desenrola, em última análise, através do corpo, da percepção, das memórias, dos testemunhos e das histórias de vida que ainda estão por vir.



![A partir da exibição de "Virtuosas" na 20ª CineBH, em novo texto do site, Nayara Aguiar destrincha como a diretora Cíntia Domit Bittar articula as mecânicas do fundamentalismo religioso no Brasil contemporâneo.
Ao articular a lógica de mercado da fé e a vigilância moral exercida entre as próprias mulheres, o texto investiga as raízes dessa violência e a escolha da linguagem do terror:
"É no pathos específico das políticas afetivas deturpadas do fundamentalismo religioso que nasce um moralismo pungente e, desse moralismo, uma violência [...] fria na engrenagem que a arquiteta, quente nas mãos que as executam — um terror naturalista, afinal, onde mais se travaria um filme do gênero senão em Santa Catarina?”
🔗 Leia a crítica completa em sarayrosa.com
🇪🇸
Tras la proyección de "Virtuosas" en la 20ª Muestra CineBH, Nayara Aguiar diseca en el nuevo artículo en el site cómo la directora Cíntia Domit Bittar articula la mecánica del fundamentalismo religioso en el Brasil contemporáneo.
Al vincular la lógica mercantil de la fe con la vigilancia moral ejercida sobre las propias mujeres, el texto investiga las raíces de esta violencia y la elección del lenguaje del terror:
"Es en el pathos específico de las políticas afectivas deturpadas del fundamentalismo religioso donde nace un moralismo punzante y, de ese moralismo, una violencia que la película de Cíntia Domit Bittar transforma en propuesta: fría en el engranaje que la arquitecta, cálida en la mano que la ejecuta — un terror naturalista, al fin y al cabo, ¿dónde más se libraría una película del género sino en Santa Catarina?"
🔗 Lea la crítica completa en sarayrosa.com](https://scontent-den2-1.cdninstagram.com/v/t51.82787-15/825270038_17934869712390781_1812860770498213797_n.jpg?stp=dst-jpg_e35_tt6&_nc_cat=106&ccb=7-5&_nc_sid=18de74&efg=eyJlZmdfdGFnIjoiQ0FST1VTRUxfSVRFTS5iZXN0X2ltYWdlX3VybGdlbi5DMyJ9&_nc_ohc=S7xK9Ii4CUMQ7kNvwHaXRTm&_nc_oc=Ado1_3PArTBcTgD8dY8-7zkjuPKFkvyxUzqIa83xGgv-C2s5oHAQ56P2xosg9H0-I8E&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent-den2-1.cdninstagram.com&edm=ANo9K5cEAAAA&_nc_gid=GYxCf7NvHktNcGfBDCi11g&_nc_tpa=Q5bMBQLPX6PtEsqWxZA91z8W-EV5tK40bOPz8BRUXpay4QpcszXbKc2Xpn1MVuPUi2uKBkFHPdGWDgPF&oh=00_AQOSwKv3C_U0xW6uzsVVjDvUHUdiOFkjdB9mXoHcxFQnHA&oe=6AC64716)


























![No novo ensaio publicado em nosso site, escrito sob o calor da exibição de Vámonos, Bárbara (1978) no Cineclube Ibero-americano Permanente, nesta quarta-feira, dia 17 de junho, Juliana Gusman destrincha como a cineasta espanhola Cecilia Bartolomé tensiona o texto matriz de Martin Scorsese (Alice Não Mora Mais Aqui) através de um exercício de distanciamento formal e discursivo.
Longe de se curvar às estéticas do norte global, o texto de Juliana reafirma a posição do filme na cartografia ibero-americana, costurando cumplicidades com o cinema de ruptura feito por mulheres aqui:
“Talvez Vamos, Bárbara se achegue mais, na verdade, de nosso próprio road movie feminista inaugural, Mar de Rosas (1977), de Ana Carolina. [...] a Betinha de Cristina Pereira compartilha certas inadequações incendiárias com a Bárbara de Cristina Alvarez – para além da cabalística coincidencia no nome de suas intérpretes.”
Leia mais sobre a diretora e sua obra no ensaio de @juliana.gusman, escrito para o 3º encontro do Cineclube Ibero-americano Permanente, uma parceria entre Sara y Rosa, Cine Humberto Mauro do @palaciodasartes_ e Instituto Cervantes de BH.
🔗 Leia o ensaio completo em sarayrosa.com
#SaraYRosa #CeciliaBartolome #CinemaFeminista #CríticaFeminista
🇪🇸
En un nuevo ensayo escrito a raíz de la proyección de Vámonos, Bárbara (1978) en el Cineclub Iberoamericano Permanente, Juliana Gusman analiza cómo la cineasta española Cecilia Bartolomé desafía el material de origen de "Alice Doesn’t Live Here Anymore" (de Martin Scorsese) mediante un ejercicio de distanciamiento formal y discursivo, y reafirma el lugar de la película en el panorama de cine iberoamericano, estableciendo vínculos con el cine pionero de mujeres aqui:
"Quizás Vamos, Bárbara acercase, de hecho, a nuestro propio roadmovie feminista inaugural "Mar de Rosas"(1977), de Ana Carolina. Felicidade, el personaje poco convencional de Norma Bengell, es más sombría que Ana y su destino, menos próspero, pero la Betinha de Cristina Pereira comparte ciertas deficiencias incendiarias con la Bárbara de Cristina Álvarez, más allá de la coincidencia cabalística en los nombres de sus intérpretes."
🔗 Lee el texto en sarayrosa.com](https://scontent-den2-1.cdninstagram.com/v/t51.82787-15/726575221_17917835919390781_4399166472106971886_n.jpg?stp=dst-jpg_e35_tt6&_nc_cat=110&ccb=7-5&_nc_sid=18de74&efg=eyJlZmdfdGFnIjoiQ0FST1VTRUxfSVRFTS5iZXN0X2ltYWdlX3VybGdlbi5DMyJ9&_nc_ohc=nyyl-Ut4qPUQ7kNvwEghUdb&_nc_oc=Adq_pa_UK1lr5mhkbWNSk4AD5-1R_n6nFW7rGJOcxgCRW9l0jmZRkuFvLeGHrAJOxZE&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent-den2-1.cdninstagram.com&edm=ANo9K5cEAAAA&_nc_gid=GYxCf7NvHktNcGfBDCi11g&_nc_tpa=Q5bMBQLfK5ynlX66-hDoz8KsZayD4cvvci5g9OtrCLSryO7jBOz4HYIL47VW21tIfOCbUQx8TcU5bsai&oh=00_AQMYPTgoU8tlUzrRNAqyrwK10meET_cF8ImFDTVsfqE7Eg&oe=6AC63EFF)



Comentários